Comunicado Técnico 1 - Efeitos da Água Residuária do Café em Plantas e no Substrato de Cultivo de Aveia, Milho e Alface
Os cafés mais valorizados no mercado são provenientes dos frutos maduros ou cereja, que propiciam a obtenção das melhores bebidas. Os cafés oriundos dos frutos verdes e dos frutos passas - aqueles que já passaram do ponto de maturação e estão secando na planta – proporcionam bebidas de qualidade inferior, alcançando menores preços.
Comunicado Técnico 2 - Construção e Utilização do Terreiro Híbrido para a Secagem do Café
Este Comunicado Técnico tem o objetivo de contribuir para a manutenção da competitividade da cafeicultura, do pequeno ao médio produtor. A publicação apresenta tecnologias de pós-colheita simples, eficientes e a um baixo custo operacional que contribuem para o aumento da competitividade e da renda dos pequenos cafeicultores, com qualidade do produto e sustentabilidade da produção e do ambiente.
Comunicado Técnico 3 - Construção de Ventiladores Centrífugos para Uso Agrícola
O Comunicado Técnico apresenta as técnicas para o dimensionamento e construção de ventiladores centrífugos de pás retas e um exemplo de ventilador simples, que pode ser usado para complementar o terreiro híbrido e para alguns secadores de café ou em sistemas de aeração. O método, parte do processo de secagem do café, contribui para a manutenção da competitividade do pequeno e médio cafeicultor, com qualidade e de forma economicamente sustentável.
Comunicado Técnico 4 - Produção de Café Cereja Descascado - Equipamentos e Custo de Processamento
O Comunicado Técnico 4 apresenta as vantagens do emprego de equipamentos e tecnologias necessárias à produção do café cereja descascado, tais como máquinas de pré-limpeza, lavadores, descascadores, Sistema de Limpeza da Água Residuária – SLAR, secagem/armazenagem, entre outros.
A publicação também analisa comparativamente as vantagens econômicas ao se utilizar essas técnicas específicas. E ainda orienta os produtores para, antes de adquirir os equipamentos, participar de curso de treinamento para gerenciar corretamente o sistema de produção; operar e realizar manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos para processamento via úmida, reutilizar águas residuárias e melhorar operações subsequentes, como secagem, armazenagem e beneficiamento do produto.
Comunicado Técnico 5 - Secador Rotativo Intermitente: Projeto, Construção e Uso
Além de técnicas agronômicas, é importante realçar que somente a adoção de tecnologias de pós-colheita que funcionem de maneira simples e resultem em qualidade a baixo custo poderá contribuir para o aumento da produtividade e renda dos pequenos cafeicultores. Essa é a ideia síntese do Comunicado Técnico 5 que mostra como o novo secador rotativo pode atender à cafeicultura familiar e ainda como modificações podem ser facilmente executadas nos secadores rotativos tradicionais, ambos sem a necessidade de grandes investimentos financeiros.
Comunicado Técnico 6 - Fornalha a Lenha para Secagem de Café e Grãos
Na etapa de pós-colheita, a secagem é importantíssima para garantir a qualidade dos grãos colhidos e constitui-se num processo de alto consumo de energia. No caso particular da cafeicultura, a lenha de eucalipto, e os troncos do cafeeiro, originados da poda drástica ou renovação da lavoura, têm sido as principais biomassas usadas para aquecer o ar de secagem. Nas fornalhas com sistema de aquecimento indireto, a energia térmica dos gases provenientes da combustão é encaminhada a um trocador de calor, que tem a finalidade de aquecer, indiretamente, o ar de secagem ou uma segunda substância, como por exemplo, uma caldeira geradora de vapor. As fornalhas com aquecimento indireto destinam-se a produtos agrícolas que requerem temperatura controlada e não muito alta durante a secagem, como na secagem de café. Este Comunicado fornece todos os detalhes para a construção e utilização de uma fornalha a lenha.