O International Centre for Theoretical Physics (ICTP) e a Fundação Ernesto Illy, sob a supervisão do Prof. Filippo Giorgi, vai patrocinar uma bolsa de pós-doutorado para 2013 sobre modelos matemáticos para o desenvolvimento de plantas de café em resposta às mudanças climáticas. O objetivo é contribuir com a promoção de pesquisa que crie um modelo matemático a partir do entendimento de como o desenvolvimento fisiológico das plantas é afetado frente às condições atuais e futuras de variações climáticas, principalmente no Brasil, país onde o estudo será desenvolvido, adianta o representante da illycafè, Celi Giacomo.
A bolsa, com duração de 1 ano, prorrogável por igual período, terá o valor de 25 mil euros. Os interessados em participar da seleção devem ter doutorado na área de ciências agrícolas, estudos climáticos e/ou de modelos matemáticos de plantas e ter bom conhecimento em inglês. Os candidatos devem enviar até 30 de agosto de 2012 currículo atualizado, carta de referência e motivação para a proposta para os emails: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Sobre o tema escolhido para o estudo, Giacomo explica que os modelos existentes até hoje são basicamente modelos espaciais. “O objetivo é estudar um modelo matemático estatístico de crescimento mais apropriado para o café. Desta maneira, o pós-doutorado vai ser um avanço significativo no tema cafeicultura e mudança climática”, ressalta.
A seleção será feita por um comitê integrado por membros da própria ICTP e da Fundação Ernesto Illy. O selecionado desenvolverá seus trabalhos sob a supervisão científica do professor Filippo Giorgi, especialista internacional em modelagem e pesquisa sobre mudanças climáticas, autor e coautor de mais de 200 artigos em revistas e jornais científicos e incluído na lista dos cientistas mais altamente citados nas geociências. De 2002 a 2008 Giorgi foi um dos vice-presidentes do Grupo de Trabalho I do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2007.
O Consórcio Pesquisa Café, que tem seu programa de pesquisa coordenado pela Embrapa Café, segue na linha das demandas de pesquisa mundial, visto que a programação já envolve estudos na área de mudanças climáticas e sua relação com a planta de café. O professor Fábio Murilo Da Matta, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atua nesse segmento, desenvolvendo o projeto de pesquisa “Mudanças Climáticas Globais e o Futuro da Cafeicultura: aspectos fisiológicos, moleculares e fitossanitários” na atual carteira de projetos do Consórcio.
Segundo ele, essa bolsa com certeza vem complementar os estudos nessa área que ainda são poucos. “É um tema muito importante, mas ainda carece de informações concretas que sejam válidas para a comunidade científica”, diz Da Matta. Seu estudo busca, por meio do balanço entre fatores como níveis de CO2, temperatura e regime de chuvas, prever comportamentos que se aproximem da reação dos cafeeiros às mudanças climáticas e seus possíveis impactos na cultura já nos dias atuais.
Embrapa Café
Cristiane Vasconcelos (Mtb 1639/CE)
Email:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (61) 3448-4566