O documento está disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café, e no Centro de Inteligência de Mercados da Ufla
Informação em tempo real e análise de tendências, oportunidades e ameaças são elementos essenciais para o desenvolvimento e a competitividade de qualquer atividade econômica e, óbvio, também, para o negócio café. Com esse propósito, o Bureau de Inteligência Competitiva do Café divulga mais uma edição do Relatório Internacional de Tendências do Café (vol 4. nº1), do mês de abril de 2015, com o objetivo de auxiliar os agentes da cadeia agroindustrial do café no planejamento e tomada decisões.
O documento – disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, e no Centro de Inteligência de Mercados – CIM, da Universidade Federal de Lavras – Ufla, apresenta, em nível mundial, os principais destaques do agronegócio café e as tendências do setor, com foco na produção, indústria, cafeterias e insights (análise de conjecturas). Trata-se de uma iniciativa do CIM, do Departamento de Administração e Economia da Ufla, uma das dez instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
Produção – Segundo o Relatório, com base em dados da Organização Internacional do Café – OIC, atualmente o consumo mundial supera a produção. Contudo, esse cenário poderá mudar a partir da próxima safra, com a eventual recuperação da produção brasileira, bem como a de outros países da América do Sul, depois do surto de ferrugem que prejudicou lavouras de café de certas regiões produtoras, como as do Peru e da Colômbia. De acordo com o documento, seria precipitado tentar prever os preços a partir do momento da recuperação da produção. No entanto, as tradicionais recomendações para o setor produtivo continuam válidas: gerenciamento de custos, vendas no mercado futuro para garantia de preço, investimentos em qualidade, entre outros. Para os pequenos produtores, o associativismo e cooperativismo devem ser considerados seriamente para a viabilidade econômica da atividade em muitas regiões, aponta o Relatório nos insights.
Quanto ao cenário internacional da produção e consumo de café, de acordo como Bureau de Inteligência Competitiva do Café, as mudanças podem ocorrer em ritmo mais lento do que em outras atividades da economia, mas nota-se que há transformações significativas em andamento. Como exemplo, países asiáticos ganham, cada vez mais, importância na produção e no consumo do grão. O cultivo de robusta conquista espaço diante do arábica com mais uso por parte da indústria e as cápsulas podem reduzir o consumo per capita nos países mais desenvolvidos. Encontrar soluções para esses desafios é tarefa complexa, mas a cooperação entre os diferentes elos da cadeia poderá proporcionar resultados positivos.
Indústria – O relatório destaca que o segmento de doses únicas é singular e apresenta constante crescimento, pois oferece gama de possibilidades para preparar diferentes tipos de bebidas em cafeterias e em casa. Sintonizada com essas novas tendências e diferentes segmentos de mercado, a indústria procura atender consumidores que buscam praticidade e inovação. Nesse contexto, a despeito de as cápsulas estarem em processo de crescimento do consumo em nível mundial, há dificuldades enfrentadas pelas empresas de pequeno e médio porte devido ao poder das grandes empresas na preferência dos varejistas. Assim, as indústrias de todos os portes buscam oferecer produtos diferenciados, adoção de novas tecnologias, práticas sustentáveis e preços competitivos.
No Brasil, empresas já estão participando desse mercado e têm observado o quanto esse segmento pode ser rentável e atrativo, por compreender que os consumidores estão explorando maneiras práticas e inovadoras de tomar o café. Por isso, investem também no segmento de doses únicas diretamente e por meio de parcerias.
Cafeterias no Oriente – Ainda de acordo com o documento, grandes cafeterias estão expandindo suas franquias para o Oriente, mais especificamente para países asiáticos, onde encontram grande potencial de mercado consumidor e uma cultura de tomar café em contínua expansão. Nota-se também que há crescimento e fortalecimento de franquias locais, cuja expansão e aumento do número de vendas é creditada à fidelização dos clientes devido à identificação com a marca e o suporte dos clientes ao comércio local.
Edição de abril do Relatório - O documento, de forma ampla, também aborda produção, consumo e demais questões relacionadas ao café em países da América do Sul (Colômbia, Peru, Brasil), assim como a atuação de empresas multinacionais do setor na África (Etiópia), Ásia (Vietnã e Indonésia). Trata ainda de grandes empresas que atuam na fabricação de máquinas e equipamentos ligados ao setor face às novas tendências de consumo, entre outros assuntos relevantes.
Relatório Internacional de Tendências Competitiva do Café – O relatório faz parte do Plano de ação do projeto do Consórcio denominado "Criação e Difusão de Inteligência Competitiva para Cafeicultura Brasileira". O projeto, financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, tem o intuito de monitorar, analisar e difundir informações e indicadores relevantes para a competitividade da cafeicultura brasileira, bem como propor soluções estratégicas para os problemas enfrentados pelo setor. Acesse o relatório nos sites do Bureau de Inteligência Competitiva do Café e no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café.
Bureau de Inteligência Competitiva do Café - As atividades são realizadas no Centro de Inteligência em Mercado – CIM, sediado na Universidade Federal de Lavras – Ufla, com apoio do Pólo de Excelência do Café. Atualmente o Bureau integra a Agência de Inovação do Café – InovaCafé, organização gerenciada pela Ufla para integrar os conhecimentos das diferentes áreas relacionadas ao café e criar soluções e inovações para o setor.
Saiba mais sobre o café no ‘Observatório do Café' - O Observatório do Café, desenvolvido pela Embrapa Café, no contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e possíveis trajetórias do processo de inovação, além de resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café e suas implicações para a competitividade do agronegócio cafeeiro e ainda subsidiar políticas públicas e a tomada de decisão pelos diversos protagonistas do setor. No Observatório do Café estão disponíveis, entre outros, as seguintes publicações, documentos e análises das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café: Relatório de Atividades da Embrapa Café - 2012 a 2015; Revista Coffee Science; Publicações Técnicas (com informações sobre tecnologias desenvolvidas pelas instituições consorciadas); imagens e vídeos sobre cafeicultura; Informe Estatístico do Café;Valor Bruto da Produção; Relatório Internacional de Tendências do Café; Rede Social do Café; Clipping do Café do Consórcio; SAC – Consórcio Pesquisa Café; Acompanhamento da Safra Brasileira; Relatório Final de Levantamento de Estoques Privados de Café; Evolução do Consumo Interno; Tendências de Consumo de Café no Brasil; Relatório sobre Mercado de Café; Relatórios de Atividades da Embrapa Café eSistema de Informação do Café disponível – SBICafé, entre outros.
Gerência de Transferência de Tecnologia
Texto: Flávia Bessa - MTb 4469/DF e Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF
Conntatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-1927
Sites: www.embrapa.br/cafe e www.consorciopesquisacafe.com.br