Construção e Utilização do Terreiro Híbrido para a Secagem do Café (Comunicado Técnico 2 - Embrapa Café - maio/2013)
Descrição
O Terreiro Híbrido, solução simples e econômica, é capaz de secar o café recém-saído do lavador ou descascador em menos de cinquenta horas efetivas de funcionamento com o ar aquecido a 50°C. Resumindo, o terreiro híbrido nada mais é que o uso de parte de um terreiro convencional onde se adapta um sistema de ventilação composto de ventilador, túnel e distribuidores de ar (tomadas de ar e calhas de distribuição), cujo ar é aquecido por uma fornalha alimentada por biomassa ou qualquer outra forma de aquecimento para secagem do produto enleirado sobre as calhas de distribuição.
Problemas que a solução tecnológica resolve
O conhecimento de técnicas modernas de produção é indispensável para a manutenção de uma cafeicultura competitiva em produção, produtividade, qualidade e economicamente sustentável. É de fundamental importância que o café apresente propriedades organolépticas e químicas desejáveis para os consumidores mais exigentes, inclusive para o mercado exportador.
Nesse sentido, os três primeiros dias após a colheita são cruciais para que o cafeicultor consiga preservar as características desejáveis do café. O método de secagem utilizado é a operação que exerce maior influência na qualidade final do produto.
Assim, para atingir padrão de qualidade, basta que, depois de devidamente preparado, o café seja secado até que atinja um teor de água abaixo de 18% em, no máximo, cinquenta horas. A partir desse ponto, o café é menos suscetível à deterioração e o cafeicultor terá mais condições de completar a secagem, de forma segura, sem a necessidade de usar altas temperaturas e pode completar a secagem mais lenta até atingir 11,5%, que é a umidade adequada para o armazenamento por longos períodos.
Onde encontrar a solução tecnológica
Para obter informações sobre como adotar o Terreiro Híbrido para Secagem do Café, acesse o Comunicado Técnico 2, da Embrapa Café – “Construção e Utilização do Terreiro Híbrido para a Secagem do Café”. Este Comunicado Técnico tem o objetivo de contribuir para a manutenção da competitividade da cafeicultura, do pequeno ao médio produtor.
Link: http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/comunicadotecnico/comunicado_tecnico_02.pdf
Para obter outras publicações técnicas, acesse:
http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes