SACImprensaMapa do Portal A+ R A-
Página Inicial » Tecnologias

OURO VERDE IAC H 5010-5

E-mail Imprimir

Origem

Foi desenvolvida a partir da recombinação ocorrida no cruzamento controlado entre cafeeiros selecionados das cultivares Catuaí Amarelo IAC H 2077-2-12-70 e Mundo Novo IAC 515-20. A hibridação (H 5010) foi realizada em Campinas, SP, em 1961. O objetivo foi conferir a cultivar Catuaí, de porte baixo, ainda mais vigor, tentando-se obter recombinação mais produtiva e com outras características agronômicas favoráveis. Nas gerações F2 e F3, selecionaram-se plantas com frutos de cor vermelha,  prosseguindo-se as seleções dos descendentes desses cafeeiros até a geração F6, a qual foi denominada Ouro Verde IAC H 5010-5. Em 2000, foi lançada oficialmente pelo IAC. As sementes estão sendo distribuídas apenas em pequena escala.

Características

Os cafeeiros da cultivar Ouro Verde IAC H5010-5 são suscetíveis à ferrugem e apresentam-se produtivos e mais vigorosos que os da cultivar Catuaí Vermelho. Em um experimento, a altura das plantas atingiu 192cm e o diâmetro da copa, 202cm, com oito anos de idade; a cultivar Catuaí Vermelho IAC 81, utilizada como testemunha, atingiu 185 e 184cm, respectivamente. Portanto, seu porte é baixo, mas, devido ao grande vigor, os cafeeiros apresentam-se um pouco maiores que os da cultivar Catuaí Vermelho IAC 81. Os internódios são curtos e a ramificação secundária abundante. O sistema radicular é bem desenvolvido, o que confere equilíbrio fisiológico adequado à sua vigorosa parte aérea. As folhas novas são de coloração verde e as adultas, verde-escura brilhante. As ramificações secundárias são abundantes e o enfolhamento ótimo. Usualmente, os dois florescimentos principais ocorrem em setembro e outubro, e a maturação em maio e junho. Os frutos são de coloração vermelha. O período médio, da fertilização à maturação completa dos frutos, em Campinas, SP, é de cerca de 225 dias, semelhantemente à cultivar Catuaí Vermelho. O valor da peneira média é 17 (pouco acima da de 'Catuaí Vermelho') e a porcentagem de sementes do tipo chato é da ordem de 95%. A qualidade da bebida é excelente e a participação do café 'Bourbon' em sua formação é em torno de 62,5%.

Recomendações de plantio

Em um experimento no Centro Experimental de Campinas, a produção média de café beneficiado da cultivar Ouro Verde IAC H 5010-5 foi levemente superior à de 'Catuaí Vermelho IAC 81' (2.552 e 2.124 kg de café beneficiado/ha, respectivamente). Devido a sua excelente produção e ao ótimo vigor, esta cultivar de porte baixo é de grande potencial para a cafeicultura brasileira. Os cafeicultores que praticam a cafeicultura familiar podem também utilizá-la e usufruir de seus atributos. Os espaçamentos indicados para plantio são semelhantes aos assinalados para a cultivar Catuaí Vermelho. Possui também boa tolerância à seca.


Ficha Técnica

Porte (altura da planta)

Baixo

Copa

Cilíndrica

Diâmetro da copa

Médio

Comprimento do internódio

Curto

Ramificação secundária

Abundante

Cor das folhas jovens (brotos)

Verde

Tamanho da folha

Médio

Cor do fruto maduro

Vermelha

Formato do fruto

Oblongo

Tamanho da semente

Médio

Formato da semente

Curto e largo

Ciclo de maturação

Médio a tardio

Ondulação da borda da folha

Pouco ondulada

Resistência à ferrugem

Suscetível

Resistência a nematóide

Suscetível

Vigor

Alto

Qualidade da bebida

Boa

Produtividade

Alta