No primeiro quadrimestre deste ano foram exportadas mais de 2,3 milhões de sacas de cafés diferenciados que correspondem a 20,7% das exportações de 2016. Esses destaques da cafeicultura constam do Relatório Mensal - abril 2016 – do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.
O Relatório Mensal – Abril 2016, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé, instituição integrante do Conselho Deliberativo da Política do Café – CDPC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, destaca que no período de maio de 2015 a abril de 2016 foram exportados 36,045 milhões de sacas de café de 60 kg que geraram US$ 5,549 bilhões de receita cambial.
Outro destaque do Relatório é que especificamente no primeiro quadrimestre de 2016 foram exportadas 11,228 milhões de sacas de café. E, desse total, as exportações contemplaram 2,323 milhões de sacas de cafés diferenciados e correspondem a 20,7% das exportações deste ano de 2016. E os 10 maiores países importadores de cafés diferenciados que adquiriram 83% desse produto foram: EUA com 20%, Japão 16%, Itália 13%, Alemanha 11%, Bélgica 9%, Reino Unido 4%, Espanha 3%, Austrália 3%, Suécia 2% e Canadá 2%.
As exportações do mês de abril de 2016 totalizaram 2,406 milhões de sacas de café, ou seja, um resultado 25% menor que o exportado no mesmo período de 2015. Para o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, "o país está vivendo o fim da safra 2015-2016, quando é normal que haja uma queda nos estoques, resultado de uma produção menor no ano anterior e que, consequentemente, reflete na exportação". E complementa Carvalhaes: "Os estoques vinham atendendo bem até março. Porém, a partir deste mês, por conta da entressafra e do bom desempenho anual das exportações e do consumo interno, houve a redução que já era esperada. Trata-se de algo pontual e a expectativa é que o mercado volte a crescer nos próximos meses com a abertura da nova safra".
O Relatório do Cecafé também destaca que do total de 11,228 milhões de sacas exportadas apenas neste ano de 2016, 9,792 milhões de sacas foram de café arábica (87,2%), 262,455 mil sacas de café robusta (2,3%), 7,930 mil sacas de café torrado e moído (0,1%) e 1,166 milhões de sacas de café solúvel (10,4%).
Além desses destaques, o Cecafé no seu Relatório Mensal – Abril 2016, também traz vários dados, informações e análises relevantes para os setores do agronegócio café interessados nessa commodity que valem a pena ser conferidos: cotação de preços; exportações brasileiras de café – mensal; evolução do volume e receita cambial das exportações; exportações por ano-safra; exportações por continente, grupo e bloco econômico; perfil do consumo mundial de café; principais destinos, entre outros.
O Observatório do Café – Divulga sistematicamente o Relatório Mensal, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé, e outras publicações das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café contendo dados, análises e informações sobre: Informe Estatístico do Café e do VBP, do Mapa; Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café; Relatórios sobre o mercado de café, da Organização Internacional do Café – OIC; os levantamentos de safra de café, da Conab; publicações sobre tecnologias; Revista Coffee Science; dados completos sobre Safras e Estoques; pesquisa sobre Consumo e Tendências; Estatísticas, Cotações e Análises; Clipping mensal de notícias veiculadas na mídia; Imagens, Vídeos e Áudios; Rede Social do Café; Relatórios de Atividades da Embrapa Café e do Funcafé; e Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé, entre tantos outros.
Para saber mais sobre a Embrapa Café, Observatório do Café, Consórcio Pesquisa Café e o Relatório Mensal do Cecafé acesse:
http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/observatorio-do-cafe
http://www.consorciopesquisacafe.com.br/
http://www.cecafe.com.br/publicacoes/relatorio-de-exportacoes/
Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Lucas Tadeu Ferreira - MTb 3032/DF e Jamilsen Santos MTb 11015/DF.
Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 61 3448-4010